6 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA GERENCIAR SUA CARREIRA EFETIVAMENTE

No passado, era comum que a carreira de uma pessoa se restringisse a uma área, uma única habilidade, longos compromissos com uma ou poucas empresas. Nos últimos anos, a carreira passou a incluir mudanças de função ou de emprego com muito maior frequência, o empreendedorismo passou a ser uma forte alternativa e a busca por propósito um componente cada vez mais constante. As mudanças no mercado de trabalho ganharam velocidade e intensidade e o futuro previsível deixou de ser a regra, acirrando a concorrência profissional e afetando todo tipo de profissional

É nesse contexto que a gestão da carreira ganha destaque e passa a ser fundamental nos dias de hoje, numa combinação entre um planejamento estruturado e passos ativos e conscientes em termos de capacitação, desenvolvimento de relacionamentos, avanços, como um conjunto de eventos que levam um profissional rumo ao seu objetivo.

Mas a verdade é que, no dia a dia, o que mais vejo são pessoas envolvidas demais em suas tarefas diárias, alheias a toda a transformação, e que ainda não pararam para pensar no que poderiam e deveriam fazer para conseguir um efetivo gerenciamento de suas carreiras. Além do planejamento da carreira, existem coisas que nos ajudam a gerenciá-la.

Veja abaixo seis coisas que você pode fazer no dia a dia:

1. Sempre dedique um tempo ao autoconhecimento
O autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para o sucesso de qualquer pessoa, já que a forma como nos comportamos e respondemos a diferentes situações é regida por processos mentais internos e conseguirmos identificá-los e compreendê-los é a chave para compreendermos melhor nossos desejos, e ainda, para melhorarmos nossas respostas comportamentais e as tomadas de decisão.

2. Comunique seus objetivos
Nosso objetivo é, de verdade, o componente mais importante para conseguirmos o que queremos, já que, sem termos um norte, qualquer lugar vira opção. Mas só isso não basta. Uma vez o objetivo definido, não adianta guardar em segredo: sócios, chefes ou mentores devem estar alinhados e nos ajudar a viabilizar o rumo definido.

3. Peça por feedback
Uma vez escutei que feedback é um presente, e realmente pode ser assim. Não importa se é positivo ou negativo, o feedback oportuno e de qualidade pode nos dar visibilidade de pontos cegos e nos conscientizar sobre onde nossos talentos criam mais valor. Ter a capacidade de ouvirmos um feedback honesto e ajustarmos o que for necessário vai efetivamente contribuir para aumentar nosso valor e nos aproximar de nosso objetivo profissional.

4. Incorpore a prática do Networking
O networking é uma parte essencial do desenvolvimento profissional e uma habilidade valiosa que serve durante toda a carreira. Uma rede de contatos forte nos permite entender mais sobre o mercado, trocar experiências, conhecer e desenvolver novos relacionamentos, descobrir novos projetos, trabalhos, clientes, etc. Sem dúvida, um componente muito importante para a carreira.

5. Assuma um papel protagonista
A transformação digital está provocando uma necessidade de transformação profissional sem precedentes, e hoje vivemos uma época aonde todos devemos, deliberada e continuamente, refletir sobre as alternativas que queremos perseguir e nos prepararmos para elas, num processo aonde devemos ser os protagonistas da nossa trajetória profissional.

6. Perca o medo e a preguiça do aprendizado
O aprendizado contínuo veio para ficar, precisamos investir em nosso desenvolvimento constantemente. Sempre digo que, num futuro muito próximo, seremos contratados mais pela nossa capacidade de aprender, e menos pelo que sabemos.

A verdade é que não existe uma receita instantânea para o sucesso, mas de uma coisa eu tenho certeza: os principais responsáveis pela construção das carreiras que queremos, independentemente do ambiente e dos outros, somos nós mesmos. Nada é garantia de que tudo acontecerá como o planejado, mas no atual contexto de mudança, pense no gerenciamento de sua carreira dedicando atenção, intenção e foco.
—————————————————————————————-
Na Trilogie temos um Programa de Planejamento de Carreira bem estruturado para te guiar na definição de seu objetivo profissional e você ter clareza dos rumos do seu desenvolvimento profissional. Venha conhecer mais sobre o que podemos fazer juntos. Visite o site www.trilogie.com.br e aproveite também para conhecer um pouco mais sobre os outros programas Trilogie. Estamos prontas para te atender, entre em contato com a gente.
E se o artigo foi útil para você, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais!
—————————————————————————————-
Nora Mirazon MachadoSou Estrategista de Branding e Carreira, e oriento profissionais sobre como fazer uma gestão intencional e estratégica de suas carreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *