A PANDEMIA NO MUNDO MUVUCA

Muitos já são familiarizados com esse conceito de mundo que vivemos, mundo VUCA.

É comum nos referirmos ao mundo atual por esse acrônimo que, apesar de ter surgido na década de 90 para explicar o contexto do pós Guerra Fria, descreve quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade).

Nós da Trilogie ousamos ir além e, usamos o termo MUVUCA, acrescentando Meaningful (Significativo) e Universal (Universal).

Nesse novo cenário com a Pandemia do CoronavÍrus, fica bastante claro como as características descritas dessa nova dinâmica que estamos vivenciando, do mundo MUVUCA, aparecem de forma bastante clara.

Trata-se de um novo contexto, muito mais globalizado e muito diferente do que foi visto nas grandes pandemias anteriores.

Vamos analisar mais a fundo cada uma dessas características:

Significativo: buscamos um significado por trás de todas as ações que realizamos . O modelo do “manda quem pode, obedece quem tem juízo” está deixando se ser efetivo dando espaço para uma dinâmica mais atual, de propósito para seguir as recomendações e/ou ordens.Muitas pessoas ainda não estão seguindo as diretrizes dadas. Exatamente por não entenderem o que há por trás dessas solicitações. É um momento de pensar no coletivo e não no individual. O sistema de saúde entrará em colapso por não poder atender todos os pacientes de risco simultaneamente. Para muitos será apenas uma gripe sem consequências, porém todos somos possíveis transmissores para pessoas mais vulneráveis.Quando a população se conscientizar do perigo, grandes as chances das recomendações serem seguidas.

Universal: claramente as barreiras territoriais pouco interferem no efeito dominó que ocorre no mundo atualmente. Somos uma grande nação.O que iniciou com um simples indivíduo no interior na China está causando um dano gigantesco no Planeta Terra como um todo.É a teoria do Efeito Borboleta, que descreve como tudo e todos no mundo são interligados.

Volátil: a velocidade em que o curso da história do mundo muda é muito maior do que a dos séculos passados. Com o avanço da tecnologia, o deslocamento de pessoas e de informações é muito maior. E esse aumento de velocidade traz consequências positivas, porém existe o lado negativo que acabamos de ver com a transmissão intercontinental do vírus, numa velocidade surpreendente. A história que contaríamos para os nossos descendentes sobre o ano de 2020, em poucos meses se transformou completamente.

Incerteza: com tantas variáveis novas aparecendo, dificilmente conseguimos planejar o futuro. Constantemente surgem soluções disruptivas que mudam completamente o que foi previsto. O momento agora é de absoluta incerteza. Não conseguimos ainda prever com clareza como e quando essa crise chegará ao fim e muito menos qual será o saldo dessa grande turbulência que está afetando de maneira grave a todos, financeiramente e emocionalmente.

Complexidade: a conectividade e a interdependência do mundo aumentam em muito a complexidade para as tomadas de decisões. No momento atual de pandemia, as variáveis a se considerar para tomar as decisões eficazes para se reduzir a contaminação são infinitas: capacidade hospitalar, serviços públicos, idade da população, infraestrutura, eventos, comunicação, etc…

Ambiguidade: existem diversas formas de se analisar e interpretar situações complexas. Todos nós, ao seguir as mídias sociais, já nos deparamos com diferentes interpretações sobre a gravidade do momento que estamos vivendo e como deveríamos nos comportar. Para uma parte da população é um momento de extrema seriedade, onde deveríamos colocar o coletivo em primeiro plano mesmo que isso implique em grandes perdas financeiras. Para outros está havendo um grande exagero nas recomendações dadas, causando danos muito maiores que o necessário em função de decisões extremadas.

Agora a pergunta: como devemos reagir nesse momento com tantas incertezas? Nessa hora precisamos aprimorar as nossas habilidades comportamentais para conseguirmos passar especialmente por esse momento de crise mundial de maneira a se abalar emocionalmente o mínimo possível.

Algumas habilidades importantes nesse momento:

 Resiliência: tente manter uma atitude positiva durante esse processo. Busque a metade cheio do copo e se apegue no aprendizado positivo que estamos vivendo. Estamos forçadamente aprendendo a pensar primeiramente nos outros, nos que precisam mais. Pensar no coletivo e a viver em sociedade. Estamos sendo obrigados a diminuir o ritmo da vida, a aprender a conviver entre família e a valorizar momentos mais íntimos e de menor glamour.

– Flexibilidade: hora de perceber que existem diversas maneiras de resolver um problema e, em muitas situações “resolvido está”. Nem tudo o que estávamos acostumados nesse momento será realizado da mesma maneira e será a hora de buscar alternativas.

– Criatividade: para contornar os problemas do dia-a-dia será importante a busca de soluções criativas por falta de recursos ou infraestrutura. Muitos terão que conviver com crianças em casa em períodos que estariam na escola e isso requer:

-Bom humor: não deixe que essa situação acabe com seu bom humor. Tente aprender ao máximo nesse momento e não se abalar pelos obstáculos. Serão momentos de convivência familiar intensa e que quanto melhor o clima mais fácil será atravessar esse período!

Agora, é uma questão de opção pessoal de como cada um irá enfrentar esse período de transição que virá pela frente que não é opcional. Boa sorte a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *