“APODERAMENTO” X EMPODERAMENTO

Fala-se muito sobre empoderamento nos tempos atuais. Poderia até fazer uma aposta que a palavra é usada até por aqueles que não dominam o seu significado, mas querem surfar na crista da onda.

O tema com certeza merece atenção especialmente quando nos referimos à participação da mulher no mundo moderno.  Porém, antes de discutir a importância do mesmo, um outro tema não me sai da cabeça: o “apoderamento” de nós mesmos.

Tomei o cuidado de buscar o verbete no dicionário e confesso que não o encontrei como substantivo relacionado ao verbo apoderar. Minha intenção era apenas materializar a ação de quem se apodera de algo, e no caso de si próprio, com todas as habilidades e defeitos com o qual viemos cumprir nossa missão na Terra.

Por experiência própria, percebi que a vida foi me levando. As oportunidades foram surgindo e construindo meu caminho profissional, sem nenhum questionamento no decorrer do percurso. Sou muito grata a tudo que conquistei, onde cheguei e a experiência que pude acumular nesse longo período de 25 anos.  Entretanto, apenas recentemente percebi que o meu caminho pessoal, minha essência estava trilhando um caminho que em algum momento bifurcou e isso me criou um vazio enorme. Não me enxergava mais de uma via a outra.

Só agora olhei lá pra dentro de mim e reencontrei meus valores, meus talentos e percebi que as oportunidades que segui eram maravilhosas, sem dúvidas, mas não eram para mim.

Só agora voltei a me apoderar de quem eu sou e pude iniciar uma nova jornada, direcionando esses dois caminhos numa única via. Uma só Silvia, mãe, filha, irmã, amiga, noiva, madrasta com uma nova carreira no empreendedorismo, seguindo por uma trilha única sem conflitos.

A sensação de “apoderamento” de mim mesma é incrível e agora sim posso começar a pensar no assunto empoderamento!

Nunca é tarde para se conhecer. Nunca é tarde para recomeçar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *