APRENDIZAGEM CONTÍNUA ESTÁ EM ALTA, E VEIO PARA FICAR

imagem de mulher lendo e seu aprendizado

O mundo do trabalho está mudando rapidamente e o trabalho que você faz hoje, daqui a pouco tempo pode ter sido transformado em outra coisa, ou até absorvido por máquinas. É a era da aprendizagem contínua! Um estudo do World Economic Forum sobre o futuro do trabalho mostrou como as habilidades em demanda hoje em dia estão mudando, de tal forma que uma pesquisa mostra que empregadores esperam que 84% dos empregadores planejam melhorar a capacitação de sua força de trabalho atual, contra apenas 21% em 2011!

Estamos entrando numa era que passa a exigir a aprendizagem contínua e é por isso que a capacidade de aprendizagem, ou seja, a capacidade de desenvolver continuamente as próprias competências, passou a ser tão importante. As empresas estão começando a se ajustar ao que está acontecendo no mercado, na busca por crescimento e retorno sobre o investimento. As pessoas precisarão realizar novos trabalhos com novas habilidades, e para isso, precisarão aprender essas novas habilidades.

Tudo aponta para que, num futuro muito próximo, a capacidade de aprendizagem vire um tema fundamental para a carreira: pessoas com essa capacidade poderão desenvolver as habilidades com maior demanda, enquanto pessoas sem essa capacidade perderão competitividade e ficarão para trás.

É necessária então, a adaptação a um ritmo de mudanças contínuas, assim como o estabelecimento do hábito de aprender como prioridade! Ao continuar aprendendo, as pessoas estarão equipadas para acompanhar as mudanças, o que lhes dará muito mais longevidade em suas carreiras.

O que pode ser feito?

1. Focar em sua aprendizagem contínua:

1º passo: é a hora de pensar em se preparar para as funções que terão crescimento no futuro. Quais habilidades precisam ser desenvolvidas para se manter competitivo para uma posição dessas? Em quanto tempo essa habilidade precisa estar desenvolvida? Isso determinará o que precisa ser estudado, e o prazo para fazê-lo.

2º passo: Não basta aprender: o conhecimento precisa ser aplicado para realmente ser incorporado.  Busque aplicar o aprendido e volte ao passo 1.

2. Apropriar-se da própria carreira:

Está mais do que na hora de conquistar autonomia, e tornar-se responsável por gerir e fazer sua carreira ir para onde quiser que ela vá. Isso demanda investimento, riscos eventuais e ação.

3. Adotar um mindset de crescimento voltado para a aprendizagem:

Estar aberto, curioso e pronto para aprender – formalmente, informalmente, aprender de outras pessoas, lendo, indo a palestras, a partir de diferentes perspectivas, de seus próprios erros. Sempre.

4. Encontrar a motivação por trás da aprendizagem:

 Ulrich Boser, autor de “Learn Better: Mastering the Skills for Success in Life” e referência em aprendizagem, diz “Aprender é uma questão de dar sentido a algo.”

Aprender será mais fácil sempre que se envolver com o conteúdo, der um significado a ele, e quiser aprender.

5. Aprender a aprender:

Já que a aprendizagem vai ter tanta importância, aproveite para aprender técnicas de aprendizagem aqui, com o curso gratuito da coursera.

 

——————————————————————————————————————

Se deixei você pensando, fico contente. Vou ficar ainda mais contente se você levar com você a tarefa de pensar sobre aprendizagem contínua: o que você fará para continuar aprendendo e se preparando para se manter relevante em sua carreira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *