ASSUMI UMA POSIÇÃO DE LIDERANÇA. E AGORA?

 

Acabou de ser promovido, está muito feliz e grato pelo reconhecimento, mas não tem a menor ideia de como será daqui pra frente?

Mantenha a calma! Saiba que você não está sozinho!

Costumo dizer que raramente alguém chega pela primeira vez a uma posição de liderança por ser um bom líder. Quando surge uma oportunidade, geralmente é o profissional mais sênior do time que é promovido, e sua senioridade normalmente está muito mais ligada ao conhecimento técnico e às entregas que ele fez e faz, do que à sua real habilidade com gestão de pessoas.

Isso acontece porque, além de nunca ter precisado usar essa competência, são poucos os profissionais que tiveram a sorte de terem tido grandes exemplos de liderança em suas carreiras, para que, em um momento como esse, possam se inspirar e replicar o modelo.

Esse fato acaba por tornar as coisas um pouco mais complicadas, pois a nova cadeira exigirá que você continue entregando e performando bem, mas exigirá, também, que se aproprie o mais rápido possível das novas responsabilidades, demonstrando prontidão para a função, e sendo validado na posição.

Seguem algumas dicas que poderão te ajudar nesse momento:

 

  1. Estabeleça conexão imediata com o seu time:

Não tem jeito. A partir de agora você tem uma plateia maior do que antes, um time que o tempo todo avalia a sua postura, as suas decisões, espera que você cuide do desenvolvimento deles e está com uma grande expectativa em relação a como será a sua gestão.

Por esse motivo, é essencial estabelecer uma rápida conexão com todos desde o início, conhecendo profundamente a história, o momento, e as expectativas de cada um.

Não importa se sua agenda está sobrecarregada (e acredite, ela estará sobrecarregada): chame um a um para uma boa conversa, ouça, faça um acordo inicial de forma de trabalho e coloque-se à disposição de todos!

 

  1. Valorize a diversidade da equipe:

Faça você mesmo uma análise do seu time. Não se deixe levar apenas pela avaliação que o antigo gestor te passou de cada um, ou pelos rótulos que as pessoas possam ter. Dê uma chance a cada um de construir uma nova história com você. Conheça as forças e as oportunidades de melhoria de cada membro do time, focando no que cada um tem de melhor e se beneficiando sempre da complementariedade de competências.

 

  1. Você não precisa ser perfeito:

Não esqueça que você é humano, e que poder demonstrar a sua vulnerabilidade te ajuda a se conectar ainda mais com o seu time. Colocar-se em uma posição de perfeição, além de não se sustentar por muito tempo, faz com que as pessoas do time também sintam que não podem ser elas mesmas. Viver dessa forma acaba por criar um clima que reprime ao invés de um ambiente que estimula a criatividade e a inovação.

Peça ajuda, ouça opiniões, volte atrás, delegue, aprenda com seus erros e coloque-se no papel de constante evolução.

 

  1. Tenha consciência de que, agora, você possui um duplo chapéu:

Você sentirá, em alguns momentos, a necessidade de cuidar de você também como profissional, ou seja, sentirá o desafio de ser líder, mas também ser um funcionário da empresa, que sente as mesmas necessidades e incertezas que o seu time sente. Não se esqueça, porém, de que você deverá ser muito cuidadoso para não misturar todos esses sentimentos, pois, novamente, você estará sendo observado o tempo todo e o time precisa poder confiar em você e se sentir seguro.

 

  1. Busque um apoio profissional:

Não, o desafio não é pequeno, e, para que você se aproprie o quanto antes de seu novo papel, considere utilizar apoio profissional ou busque um mentor que você admire e em quem você confie.

Um desafio e tanto, não?

Mudar não é fácil, exige dedicação e tempo para as coisas se acomodarem.

Mas lembre-se de que, se você não tivesse condições, dificilmente teria sido escolhido, e não se esqueça de que é exatamente aí, fora da nossa zona de conforto, que acontecem os maiores crescimentos!

Boa sorte!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *