COMO UMA MARCA PESSOAL AJUDA O EMPREENDEDOR?

empreendedora num balcão, sorrindo para a câmera

Empreender não é fácil. O sucesso vem depois de muito trabalho, aprendizado contínuo, disposição e resiliência.  E paixão. Qualquer empreendedor de sucesso pode atestar o quão importante é amar seu negócio, trabalhar duro e, talvez uma coisa pouco comentada, mas muito fundamental: planejar e nunca parar de construir a própria Marca Pessoal.

 

Fica cada vez mais claro como as pessoas preferem fazer negócios com outras pessoas, não com empresas. Elas querem algo com o qual possam se relacionar, por isso uma Marca Pessoal ganha tanta importância quando se empreende: porque ao mesmo tempo que ela humaniza seu dono, ela transfere sua credibilidade, autenticidade e confiança ao seu negócio. Com essa confiança vem a lealdade, e com a lealdade vem os fãs que orgulhosamente recomendam você para os outros…! E isso é fundamental quando se empreende, porque você é seu negócio – inclusive tem um ditado que diz que as pessoas compram primeiro VOCÊ e só depois o seu negócio.

 

Marca Pessoal?

Uma Marca Pessoal é o que nos define para os outros, como o conjunto de características e valores que direcionam nossas escolhas no dia a dia e coisas que fazemos naturalmente. É a nossa Marca Pessoal que faz com que as pessoas nos vejam e sintam de uma certa maneira. Não se trata de fazer coisas para se autopromover… uma Marca Pessoal poderosa é uma forma de atrairmos oportunidades por quem somos, enquanto agregamos valor ao nosso público-alvo.

 

Jeff Bezos – CEO da Amazon, disse uma vez que Marca Pessoal é o que os outros falam sobre nós quando não estamos na sala. E é verdade: conscientes ou não, todos temos nossa própria Marca, mas é só quando começamos a trabalhar intencionalmente em sua gestão, que estamos fazendo um trabalho de Personal Branding. Quando empreendemos, essa é uma estratégia ao nosso alcance que podemos usar para nos posicionarmos intencionalmente de forma a garantir que nosso público-alvo compreenda claramente quem somos, o que temos para oferecer, e que essa imagem sobre nós reforce a positivamente a percepção sobre nosso negócio.

 

Os 5 elementos de uma Marca Pessoal eficaz

Passado um tempo trabalhando para orientar profissionais em suas carreiras, identificando suas Marcas Pessoais, posicionando-as a serviço de seus objetivos e sabendo geri-las no dia a dia, percebo 5 elementos como essenciais para promovê-las de uma forma eficaz:

  1. Autenticidade

A autenticidade é um componente crítico para a Marca Pessoal. Ela transparece na narrativa, quando a pessoa conta ao público quem é, o que representa e como chegou onde está – e desaparece quando essa história deixa de ser sobre quem a pessoa é e passa a ser sobre quem gostaria de ser. Ela tem que acontecer naturalmente com palavras e ações alinhadas, criando conexão emocional e humana.

  1. Proposta de Valor

A proposta de valor fala do que se tem para oferecer ao público. É necessário identificar essa proposta com clareza e ser capaz de comunicar isso claramente.

  1. Visibilidade

Uma Marca Pessoal precisa estar visível para seu público. Isso significa que é preciso promovê-la ativa e organicamente com conteúdo, engajamento e envolvimento.

  1. Consistência

Uma Marca Pessoal exige consistência na forma de se apresentar e comunicar, presencial ou virtualmente.

  1. Planejamento

O planejamento é importante para amarrar todos os elementos que fazem parte da Marca de uma forma clara e integradora em relação à proposta de valor e a serviço do objetivo profissional. Sem esse planejamento, a Marca pode até ser visível, mas não necessariamente eficaz. Esse planejamento leva tempo e deve ser feito com atenção para que a Marca possa realmente trabalhar por seu dono.

 

 

 

Se você está empreendendo, Marca Pessoal é assunto pra você. Mas a construção de uma Marca Pessoal não é apenas para empreendedores. Nos dias de hoje de hiperconexão e velocidade, ela trabalha para todo tipo de profissional, fazendo com que seja notado, pelas coisas certas, da maneira certa, a cada dia. E isso é uma vantagem competitiva para qualquer um de nós!

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