EXERCÍCIO DE FIM DE ANO: AVALIE SEU DESEMPENHO NA CARREIRA

Mulher profissional pensativa

Chegamos lá novamente … aquele momento do ano em que desaceleramos e podemos parar para refletir sobre o ano que está terminando e fazermos planos para o futuro… Qual momento se não esse para uma rápida avaliação da carreira? Nosso objetivo com o artigo de hoje é um exercício simples, rápido e útil para te ajudar a determinar seu nível de realização/ satisfação profissional em 2019.

 

Um exercício para fazer você dar uma nota ao que você já sabe e sente, e que servirá como uma medida quantitativa sobre sua realização atual na carreira, ou, se for o caso, sobre a falta dela. Uma nota como ponto de partida para o seu futuro, que te ajudará a avaliar a situação atual a partir da qual, você poderá não só definir a direção que quer seguir, mas também saber onde focar sua atenção e quais metas precisam ser estabelecidas para o próximo ano.

 

Então vamos lá:

  • Considere uma escala de 1 a 10, aonde que você pode escolher um número qualquer de 1 a 10, considerando: 1 = totalmente insatisfeito(a), 5 = nem realizado nem insatisfeito(a), 10 = totalmente realizado(a)! Nada poderia ter sido melhor! Muito muito feliz!!!
  • Atribua um peso de 1 a 3 para cada fator individual conforme a importância que você dá ao tema
  • Classifique fatores na sugestão de lista não-exaustiva abaixo:

– O trabalho que você faz,

-As oportunidades que você tem,

-A chance de colocar em prática suas habilidades e competências,

-O reconhecimento que você recebe,

-O alinhamento que seu trabalho tem com seu propósito,

-As pessoas com as quais você trabalha,

-As pessoas para quem você trabalha,

-O ambiente em que você trabalha e sua cultura,

-Sua remuneração,

-A quantidade de horas que você trabalha,

-O “sentimento” geral que você tem a cada fim de dia…

-….qualquer outra coisa que contribua ou prejudique sua experiência profissional.

  • Calcule a média ponderada, multiplicando a nota dada a cada fator pelo peso definido para o fator, e  depois somando tudo e dividindo pela soma total dos pesos.

 

Terminou? Hora de aprofundar a reflexão um pouco mais:

  1. Em algum outro momento de sua vida, se você tivesse feito este mesmo exercício, você teria se dado uma nota mais alta? O que você estava fazendo/ tendo nesse momento quando essa nota teria sido maior que a atual? Existe alguma forma de você voltar a fazer/ ter isso num futuro próximo?
  2. O que você definiria como a parte de seu trabalho / carreira mais gratificante? Haveria alguma forma de você ter/ fazer mais disso?
  3. O que você poderia fazer para subir 1 ou 2 pontos na sua nota? Existem coisas a seu alcance que você pode fazer e que tenham o poder de fazer diferença?

 

Eu mesma fiz o exercício e cheguei em 8,5. Muito avanço e muitas conquistas profissionais nesse ano! Muito aprendizado, um sonho tirado do papel, pessoas maravilhosas que entraram na minha vida, clientes que viraram amigos, amigos que viraram mais amigos ainda sendo clientes… e ainda muita coisa por se fazer, o que me faz querer entrar em 2020 descansada e cheia de energia!

 

Tenhamos todos um ano protagonista, produtivo e proativo, de muito aprendizado e com muita realização! Feliz 2020!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *