LINKEDIN – SETE ERROS PARA EVITAR

Com certeza você já ouviu o ditado: “Você tem uma chance de causar uma ótima primeira impressão”. Isso se aplica a tudo que se faz – tanto no mundo off-line como no online. Nesse sentido, o LinkedIn é uma peça importante no desenvolvimento de uma Marca Pessoal orientada para a carreira. Mas, infelizmente, ainda tem muita muito profissional que não sabe como alavancar o poder de uma boa primeira impressão. Consequentemente, grandes oportunidades são perdidas diariamente.

Vou usar o LinkedIn como exemplo. Existem sete erros muito comuns que impactam negativamente a oportunidade única da primeira impressão na plataforma. Além de prejudicar a credibilidade e dificultar a sustentabilidade do contato.

 

Sete erros a serem evitados no LinkedIn

  1. Enviar uma solicitação de conexão padrão do LinkedIn:

Esse é o momento mais óbvio em que o profissional perde sua primeira oportunidade de se destacar.

  1. Enviar um e-mail confuso, pouco objetivo ou sem valor:

Coloque-se no lugar da pessoa que recebe esse email, sem conhecer o profissional que o enviou. Sem dúvida o email não terá nenhuma credibilidade ou relevância. Você responderia? Que imagem você faria da pessoa que o enviou?

  1. Ter um perfil pobre no LinkedIn:

Em primeiro lugar, isso acontece quando faltam detalhes sobre o que o profissional faz e porque (seção “sobre”). Em segundo lugar, ele não explora sua proposta de valor, ou que problemas resolve (título). Em terceiro lugar, falta informação que construa sua credibilidade ou tem apenas recomendações desatualizadas (seção “recomendações”). E por último, ele não tem endossos sobre no que é bom e se destaca (seção “competências”).

  1. Assumir que colocar uma lista de empregos é o suficiente (seção “experiência”):

Frequentemente os profissionais assumem que uma simples lista de seus cargos anteriores dará aos visitantes de seu perfil do LinkedIn todas as informações que eles querem. Pois essa é outra oportunidade perdida. Normalmente as pessoas querem saber o que a pessoa fez, o que ela alcançou e conquistou em cada um dos seus empregos anteriores! Muito além também de colocar apenas tarefas e responsabilidades, ao invés de realizações e resultados.

  1. Não usar os recursos que o LinkedIn disponibiliza:

O LinkedIn oferece uma série de ferramentas para ajudar as pessoas a estabelecerem suas Marcas Pessoais, como por exemplo a possibilidade de se incluir peças de mídia para exemplificar seus projetos, conhecimentos, etc. Mas ainda assim, recursos como esse, que destacam e diferenciam um perfil, ainda são pouco alavancados.

  1. Não se esforçar para interagir com contatos-chave:

Ainda é grande a quantidade de gente que não termina de entender como o LinkedIn funciona. Pois o Linkedin é uma plataforma de relacionamentos profissionais, e isso significa que é esperado que um profissional interaja com quem considera um contato-chave seguindo suas atividades e comentando com insights atuais e relevantes. Além de poder mostrar interesse e envolvimento enviando artigos que sejam de seu interesse, ou mencionando-o em publicações.

  1. Não dedicar tempo para demonstrar seu conhecimento e expertise:

Isso se faz através de conteúdo, e por meio do envolvimento com pessoas e assuntos sobre os quais realmente se possui conhecimento. Isso fortalece a Marca Pessoal, e deixa uma excelente impressão nos outros.

 

Se você está cometendo alguns desses erros, garanto que você não está conseguindo causar uma impressão muito memorável! Mas tudo tem jeito….

 

Coisas que você pode fazer começar a fazer já para deixar uma boa impressão no LinkedIn:

  • Usar seu perfil do LinkedIn como um recurso para iniciar conversas e reforçar sua Marca Pessoal.
  • Após uma introdução, nutrir uma conversa com seu novo contato. Principalmente, é importante pensar primeiro em dar alguma coisa para depois pedir!
  • Estabelecer e fortalecer conexões através de interações consistentes.
  • Manter-se conectado compartilhando informações relevantes, engajando em seus posts, agregando valor.
  • Entrar nos LinkedIn Groups, deixar comentários construtivos ou reflexões que demonstrem conhecimento, expertise, experiência.

 

De tudo isso, o que você pode começar a aplicar hoje?

 

——————————————————————————————————————-

 

Nora Mirazon Machado – sou formada em Administradora de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em marketing pela FGV e especializada em liderança pela Harvard Business School. Tenho mais de 25 anos de experiência como executiva de Marketing. Atuei em empresas renomadas como Pepsico, Adams e Danone. Após deixar o mercado corporativo, decidi dedicar minha experiência para orientar profissionais para a gestão mais consciente e estratégica de suas carreiras. Empreendi, e sou co-fundadora da Trilogie, empresa de Branding e Carreira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *