NETWORKING: A FAVOR DE SUA CARREIRA

Uma rede de contatos é um dos ativos mais importantes que alguém pode possuir em sua carreira. Isso todo mundo sabe e ninguém duvida. A pergunta para se fazer é… como incluir o networking em um dia a dia que já está sobrecarregado?

 

O mais normal é ver excelentes profissionais exclusivamente trabalhando, e deixando completamente de lado a riqueza que o networking pode trazer ao ambiente profissional. Nem percebem que estão não apenas prejudicando suas carreiras, mas também afetando a capacidade de entregar resultados para suas empresas. Por exemplo, quando o foco é exclusivo no trabalho do dia a dia, perdem muitas oportunidades de conhecer potenciais clientes novos, parceiros novos, o que acontece quando alguém da sua rede apresenta alguém da sua rede para você. Ou então deixam de conhecer perspectivas diferentes das suas, pelo simples fato de não estarem trocando com ninguém. Esse é o tipo de coisa que acontece quando alguém está focado exclusivamente em fazer o seu trabalho, e deixa de usar o networking ao seu favor.

 

Mas, felizmente, todos os dias existem novas oportunidades para se conectar com pessoas, muitas das quais podem se tornar membros valiosos da sua rede de contatos. Ou seja, elas podem ser seus futuros patrocinadores, mentores, coaches, apresentarem alguém que você precisa conhecer. E essas oportunidades de networking não devem ser ignoradas.

 

Como maximizar o networking no dia a dia

  1. Planeje seus objetivos

Vai encontrar com alguém que você precisa impactar ou com quem seria bom fortalecer o relacionamento? Planeje-se. Antes de encontrar a pessoa, reserve um tempo para anotar informações sobre ela. Pense também sobre os dois ou três pontos principais que deseja transmitir ou perguntar.

  • O que ela precisa saber sobre você, seus projetos ou sua empresa?
  • Como você pode ajudá-la?
  • Que ajuda ou informação você deseja pedir a ela?

Sem dúvida você deve adaptar as perguntas ​​à sua situação, seu objetivo e à pessoa que for encontrar, mas não tenha dúvida que isso é o primeiro passo de um bom networking.

 

  1. Organize os pontos-chave de sua narrativa

Não deixe para pensar no que dizer no momento do encontro, isso deixa qualquer um sob pressão. Em síntese, pense sobre quais são os principais tópicos ou ideias sobre os quais você provavelmente será questionado. Ou sobre os quais você deseja falar. Em seguida, esteja preparado para responder perguntas sobre seu trabalho. Nesse sentido, prepare-se para falar sobre sua área de atuação, empreendimentos, realizações e resultados. Ainda nesse contexto, você pode identificar as três tendências mais importantes em seu setor. Como isso pode afetar seus negócios ou projetos?

Essa organização mental prévia não apenas deixa as informações fáceis de lembrar, como também faz com que você pareça muito articulado e natural ao ativar seu networking.

 

 

Sem dúvida, uma vez feito o planejamento e conhecendo sua narrativa, você estará mais preparado e confiante. Aborde pessoas chave para sua carreira no dia a dia sabendo o que deseja delas e o que contar sobre si mesmo. E será assim, por meio do networking, que você conseguirá fortalecer sua credibilidade e construir relacionamentos. Afinal, você estará fazendo o que normalmente faz, apenas com alguns ajustes simples de planejamento. Isso trará um impacto positivo para a carreira.

 

 

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Nora Mirazon Machado – sou formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em marketing pela FGV e especializada em liderança pela Harvard Business School. Tenho mais de 25 anos de experiência como executiva de Marketing. Atuei em empresas renomadas como Pepsico, Adams e Danone.

Há três anos encontrei na integração entre marcas, pessoas e carreiras, a área ideal para colocar minha experiência em prática. Empreendi, e sou co-fundadora da Trilogie, empresa de Branding e Carreira, que tem como propósito ampliar a visão dos profissionais em relação à uma gestão mais consciente e estratégica de suas carreiras.

Trabalho como Estrategista de Marca Pessoal e Carreira, orientando profissionais no planejamento de suas estratégias de carreira, e desenvolvimento de marcas pessoais e reputação.

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