“PARABÉNS! VOCÊ FOI PROMOVIDO!” – O QUE VEM JUNTO DESSA FRASE PELA QUAL VOCÊ TRABALHOU TANTO E O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA LIDAR COM ISSO

Seu trabalho duro e foco valeram a pena, e você finalmente foi reconhecido pelo bom trabalho e chegou em sua primeira posição de liderança. Parabéns! É um marco na carreira e algo para realmente se orgulhar.

Esse é um momento de transição importante na carreira. Os desafios mudam, as expectativas de todos os níveis da empresa em relação às suas entregas sobem, os relacionamentos passam a ser diferentes, e você passa a ter uma equipe. Em resumo….provavelmente ninguém tenha te avisado que a promoção viria com toda essa mudança, e muito menos alguém tenha te dado um guia sobre o que fazer e o que não fazer… Mas não precisa desanimar, sim existem coisas que você pode fazer!

5 abordagens práticas para lidar da melhor maneira com sua promoção

1. Aceitar que o status quo mudou, reconhecer o desconforto e aprender a lidar com ele.

No começo, você terá muitas perguntas, poucas respostas, mas essa situação é temporária. Lembre-se sempre de seus pontos fortes e faça o que você sabe fazer bem. Você está sendo testado…seja flexível e siga em frente, apesar da incerteza.

2. Se despedir de tudo como era antes, inclusive do relacionamento que você tinha com você mesmo.

Como você se vê a si mesmo deve mudar para você passar a ser um novo líder eficaz. Ajustar suas atitudes em relação ao que você pensa, o que você valoriza e como você aborda a vida, ajuda muito.
• Esteja consciente de atitudes negativas como levar as coisas para o lado pessoal, ficar sempre na defensiva, sentir culpa, ser cínico, sentir uma autocrítica fora de medida.
• Imagine como você veria a situação se estivesse se sentindo forte, resiliente e otimista… como se fosse um ensaio mental – o que você estaria fazendo diferente?

3. Revisitar o relacionamento com seus novos pares.

As expectativas mudaram e seus novos pares querem que você atue no nível deles. Não se trata apenas da qualidade do seu trabalho, mas também da sua atitude em relação ao trabalho. Atenção com seu comportamento.

4. Criar um relacionamento com sua nova equipe.

É normal não estar preparado para a maneira como seus antigos colegas passa a te ver. Podem existir dores de cotovelo por você ter sido o único que “mudou”.
• Hora de definir uma visão de como você deseja trabalhar com sua nova equipe, fazer escolhas deliberadas sobre como quer que seja seu relacionamento com eles.
• Seja claro consigo mesmo o que você faz e não quer.
• Chame a equipe para conversar e exerça conscientemente a empatia. Saiba mais sobre eles, mesmo achando que já sabe tudo sobre eles, porque pode ser que não. Esteja preparado para feedbacks difíceis.

5.    Entender com o que você está lidando.

Passado o 1o momento, é fundamental você conhecer suas cartas. Identifique seus recursos internos (forças, talentos, habilidades, experiência, motivação) e recursos externos (fontes de informação, contatos, rede, colegas de trabalho, chefe).
• Faça uma análise honesta da sua situação. Quão pronto você está para a nova posição? Se não se sentir 100% pronto, o que você precisa fazer para ficar pronto
• Espere menos feedback quanto mais alto você estiver na organização. Confie em si mesmo, mas não deixe de pedir ajuda quando precisar.
• Encontre um mentor.

Uma promoção é algo muito positivo: é o reconhecimento pelo nosso trabalho, conhecimento técnico, resultados….é um ponto alto na carreira! Mas ela sempre traz desafios, a começar por seu chefe querendo buscar uma confirmação em relação à decisão de te promover…! Se preparar corretamente para ela é o melhor que você pode fazer por você mesmo: reconhecer que haverão incertezas, definir expectativas, gerenciar os relacionamentos, estar aberto ao novo!

Boa jornada e parabéns novamente pela promoção!

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