REPUTAÇÃO PROFISSIONAL: 6 ATITUDES PARA REFORÇAR A SUA

Sua REPUTAÇÃO é o que o mundo ao seu redor pensa coletivamente sobre você. É um dos principais ativos da carreira, e está relacionada à sua forma de atuação, e reflete seu “caráter profissional”, indicando como você age para concluir tarefas e entregar resultados.

Ser reconhecido como um profissional diferenciado em sua própria área de atuação pode render indicações para muitas novas oportunidades, projetos e parcerias. Mas construir uma reputação não é tarefa de um dia ou uma semana. É algo que leva bastante tempo.

Nessa jornada, sem dúvida alguma trabalhar duro é importante – isso não dá pra negar. Mas existem várias outras coisas que vão além do trabalho duro por si só, e que influenciam fortemente a forma como você é percebido profissionalmente, ou seja, sua reputação. Coisas como estar sempre pontual e ter uma atitude positiva podem ajudar a melhorar sua imagem profissional e torná-lo um funcionário desejável, mais do que simplesmente ficar até tarde para trabalhar horas extras sem ser solicitado.

Embora trabalhar duro não possa prejudicar sua reputação, existem hábitos que podem ajudá-lo a garantir uma reputação profissional invejável!

As 6 atitudes que reforçam sua reputação:

  1. Entregar o que se promete

Já que a confiança é um aspecto tão relevante para a reputação profissional, você deve se preocupar em atender ao que as pessoas esperam da sua atuação. E não tem nada melhor para isso do que cumprir todos os compromissos assumidos, sem  “deixar ninguém na mão” para que não arranhe sua reputação ao transmitir  irresponsabilidade.

  1. Ser pontual

A pontualidade é fundamental quando se trata da sua reputação. Tudo bem chegar atrasado de vez em quando, mas isso não pode virar regra. Ser pontual mostra que você se preocupa, é consistente e confiável.

  1. Ser adaptável

A mudança faz parte do dia a dia, e é uma parte garantida do ambiente profissional atual. Um profissional adaptável ​​e capaz de mudar sempre é mais valorizado do que aquele que resiste à mudança. Ser adaptável é condição básica hoje em dia, e conta pontos redobrados na sua reputação.

  1. Ter uma atitude profissional

Isso pode parecer óbvio, mas nunca é demais repetir: o profissionalismo é extremamente valorizado em qualquer ambiente profissional. Não importa sua área de atuação. Existem inúmeras formas de expressar profissionalismo no trabalho. As mais impactantes para sua reputação: ser proativo, contribuir, gerenciar as próprias emoções, se desenvolver para ajudar o grupo.

  1. Ser útil aos outros

Seja ajudando na organização de uma grande reunião ou ajudando um colega a entregar seu projeto a tempo. Sua disponibilidade para ajudar quem precisa sempre estará diretamente ligada à sua reputação.

  1. Ser uma presença positiva

Demonstrar positividade quando o ambiente de trabalho está carregado. Sem dúvida esse é um traço importante de personalidade que também conta pontos diretamente para sua reputação. Se as pessoas procuram você em busca de motivação, é só questão de tempo para que você seja associado ao aumento de produtividade e a felicidade geral entre os colegas. E isso sempre leva a um aumento de reputação quase que imediato.

A reputação é insumo para a construção de uma credibilidade mínima capaz de contribuir para a formação de opinião. Você tem checado a sua?

Fica o convite à reflexão!

 

———————————————————————————————————————————————–

Nora Mirazon Machado – sou formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em marketing pela FGV e especializada em liderança pela Harvard Business School. Tenho mais de 25 anos de experiência como executiva de Marketing. Atuei em empresas renomadas como Pepsico, Adams e Danone.

Há três anos encontrei na integração entre marcas, pessoas e carreiras, a área ideal para colocar minha experiência em prática. Empreendi, e sou co-fundadora da Trilogie, empresa de Branding e Carreira, que tem como propósito ampliar a visão dos profissionais em relação à uma gestão mais consciente e estratégica de suas carreiras.

Trabalho como Estrategista de Marca Pessoal e Carreira, orientando profissionais no planejamento de suas estratégias de carreira, e desenvolvimento de marcas pessoais e reputação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *