CONHEÇA AS 5 RESOLUÇÕES DE CARREIRA PARA 2020 QUE VÃO FAZER A DIFERENÇA

 

Como em todo começo de ano, chegou a hora de pensar nas resoluções de carreira mais relevantes para o momento de intensa transformação que toda e qualquer profissão está vivendo nos dias de hoje! Cheguei em muito mais do que essas, mas, para facilitar o foco e o follow-up, forcei a priorização das top 5 que realmente acredito que vão fazer a diferença no ano que está começando…então vamos lá!

Top 5 resoluções de carreira:

  1. FORTALECER O AUTOCONHECIMENTO E A AUTOCONSCIÊNCIA

Estar atento à carreira exige autoconhecimento para podermos entender com que forças, fraquezas, pensamentos, crenças, motivações, valores e emoções estamos lidando, sabermos o que queremos, quais habilidades podemos colocar em prática e quais nos faltam, percebermos o que nos diferencia e onde podemos melhorar. Estar atento à carreira também exige autoconsciência, para percebermos como afetamos os outros e como somos percebidos. Então, fortalecermos ambos o autoconhecimento e a autoconsciência deve definitivamente fazer parte das resoluções do ano novo!

  1. ARTICULAR A PRÓPRIA HISTÓRIA PARA SER PROTAGONISTA

Nossa história é como um fio condutor que integra nossas experiências pessoais e profissionais, habilidades e talentos. Quando somos capazes de articular claramente nossas histórias, trabalhamos pela nossa diferenciação, pelo destaque do nosso valor, pela atração de oportunidades e pela condução da nossa carreira com o protagonismo que ela demanda.

  1. SABER DIZER NÃO – E SIM TAMBÉM

Saber dizer não é uma grande conquista para a carreira que nos traz foco e auto respeito: dizer não a tudo que não está alinhado com o alcance de nossos objetivos, não fala com nossos valores. Temos que ser capazes de dizer não para coisas, atitudes e/ou pessoas, inclusive para poder dizer sim à tudo aquilo que faz sentido em relação à nossa visão/ missão profissional. Ao dizermos sim, abrimos oportunidades, abraçamos desafios e crescemos na direção que queremos. Definitivamente uma resolução importante que demanda nossa atenção!

  1. REFORÇAR AS SOFT SKILLS

O relatório anual Global Talent Trends do LinkedIn do ano passado anunciava: o futuro do trabalho será fortemente impactado por nossas soft skills, ou seja, nossas habilidades interpessoais. Definitivamente ainda continuam incompreendidas e subvalorizadas, mas não podemos ser cegos:  são elas que vão diferenciar homens de máquinas e impulsionar o sucesso na carreira. Não importa a área de atuação, função ou cargo, nossas carreiras envolvem relacionamentos, e sabermos combinar habilidade técnica com habilidades pessoais passou a ser mandatório.

Entre todas as possibilidades de soft skills, eu focaria particularmente em 2:

EMPATIA: uma habilidade essencial para qualquer carreira. Ao praticá-la, nos tornamos capazes de entender melhor nossos parceiros, clientes e colegas, aumentando a conexão no ambiente de trabalho e melhorando a comunicação, propensão à inovação e colaboração.

ESCUTA ATIVA: seus benefícios no ambiente profissional são inúmeros… gera confiança, aproxima as pessoas, aumenta a abertura e a colaboração, cria um ambiente propício para novas ideias e oportunidades, fomenta a criatividade e aumenta a resolução de problemas com melhor timing. Ainda mais importante se estivermos numa posição de influência e/ou liderança.

  1. ESTAR ATENTO AO MINDSET DE CRESCIMENTO

É ele que nos deixa abertos…. para aprender coisas novas, explorar novas possibilidades, ideias, experiências, conhecer gente, ler livros, adotar novos hábitos. É esse mindset que alimenta nosso crescimento, e todos vamos precisar dele para continuarmos ativos no desafio diário de nos mantermos atualizados, relevantes e úteis nesse mundão em transformação.

 

Podem ser essas 5 ou outras 5 resoluções de carreira… o que eu acho importante mesmo é ter uma atitude ativa em relação aos próprios objetivos, como se tivéssemos um combinado com a gente mesmo sobre o que desejamos para o ano e sobre como vamos fazer isso acontecer.

A nova década já começou…. você já pensou em suas resoluções?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *