SEU GERENTE NÃO É RESPONSÁVEL POR SUA CARREIRA… VOCÊ É!

mulher segura uma caneca escrito "like a boss"

 

Existem dois erros clássicos no desenvolvimento da carreira: deixar a vida te levar…ou depositar a responsabilidade pelo seu desenvolvimento em outra pessoa. Um terceiro caso, menos ruim que os dois primeiros, mas definitivamente não suficiente para se controlar e evoluir na carreira, seria esperar o momento da revisão anual de performance para tomar conhecimento de áreas de oportunidade e decidir agir. 

Infelizmente esses erros são mais frequentes que o desejado, e muitas vezes vejo profissionais caindo nessas armadilhas sem nem perceber o que poderiam fazer de diferente. Por isso pensei em 10 dicas de iniciativas que dá pra começar a colocar em prática a partir de hoje para melhorar a carreira!

 

10 dicas para você virar o grande responsável por seu avanço na carreira:

1.Vá além

O sucesso definitivamente está fora de zona de conforto. Nem é preciso dizer que você deve ir além de sua área de especialização.

  • Não gosta de falar em público? Peça para apresentar na própria reunião de equipe.
  • Paralisa só de pensar em assumir o novo projeto? Diga sim, depois encontre o tempo e dedique-se.
  • Não se acha capaz de escrever um artigo aqui no LinkedIn? Comece com um tema que domina, e já coloca o próximo na agenda para a semana seguinte.

Não espere estar pronto. Corra atrás. Seja o que for em sua carreira que deixa você inseguro, obrigue-se a começar a praticar.

2. Volte a estudar

Não é exagerado dizer que o mundo está em plena transformação. O avanço tecnológico é muito mais rápido do que podemos imaginar e é bem provável que vá afetar, de alguma maneira, seu trabalho e sua carreira. Por isso mesmo, é fundamental que você se mantenha antenado sobre o avanço tecnológico e tente se manter à sua frente: aprenda o que precisa para se manter competitivo em sua carreira e área de atuação.

3. Leia

Ler coisas novas ensina novas maneiras de fazer as coisas, trabalhar diferente e hackear a vida. Ajuda muito na carreira. Leia livros sobre sua profissão. Leia livros de negócios que ampliem seu pensamento. Passe tempo lendo blogs, leia no final do dia. Em outras palavras, crie tempo para sua carreira.

4. Pratique o networking

Por mais poderosas que as redes de contatos possam ser, poucas pessoas sabem como trabalhá-las da melhor forma para tirar o máximo proveito delas. Em primeiro lugar, descubra qual é a maneira que mais combina com você. Em segundo lugar, comece, amplie e mantenha um bom network, procurando sempre deixar uma impressão positiva a seu respeito a cada contato.

Por exemplo, para mim funciona participar de eventos e conhecer gente nova. Sem dúvida o networking ajuda a manter-me atualizada, visível e curiosa em relação à carreira.

5. Mostre seu trabalho

Mantenha suas realizações visíveis. Atualmente a dinâmica do mercado também está em transformação e você precisa trabalhar pra desenvolver sua marca pessoal e reputação. Consequentemente você conseguirá se manter relevante em sua área de atuação.

6. Peça feedback

A autoavaliação sobre o desempenho na carreira é fundamental, mas tão importante quanto é receber feedback de outras pessoas. Mas não apenas uma vez por ano. Definitivamente é importante ter feedback o tempo todo.

  • Terminou e apresentou um projeto? Pergunte: “O que poderia ter sido melhor?”

Com certeza você aprenderá muito com essa pergunta. Aliás, experimente hoje ainda e veja o que você aprende.

7. Procure um mentor

Mentores são um ótimo recurso para qualquer carreira.

  • Precisa trocar uma ideia?
  • Gostaria de ter uma perspectiva diferente?
  • Precisa receber feedback?

Por tudo isso, tenha um mentor.

8. Desdobre grandes objetivos em pequenas metas

Grandes objetivos levam tempo, tempo demais na verdade. Por isso mesmo, definir metas tangíveis e alcançáveis é sempre importante. Com metas em tempos intermediários e mais curtos, é muito melhor pra acompanhar e monitorar o avanço na carreira.

  • O que você poderia estar fazendo para melhorar seu trabalho?
  • Existem habilidades que você poderia aprender para ajudá-lo a avançar?

Antes de mais nada, pense um pouco sobre isso. Depois faça sua lista de metas, determinando um prazo para cada uma delas. Inegavelmente o alcance de cada pequena meta funciona como motivação extra para o alcance do grande objetivo.

9. Crie um histórico de suas realizações no trabalho

É como ir atualizando seu currículo à medida que avança. Não só ajuda na hora de escrever sua autoavaliação de desempenho, como fica até fácil para compartilhar com seu gerente na hora da revisão anual. Decerto você vai estar muito melhor mais preparado para impressioná-lo. Além de pronto para receber o reconhecimento que sua carreira merece.

10. Mantenha-se aberto

Mesmo que você esteja realmente feliz em sua empresa e posição atual, nunca é demais ouvir outras oportunidades e construir relacionamentos com novas pessoas na indústria. Portanto, esteja sempre aberto a novas oportunidades para a carreira!

 

Essas são algumas dicas do que você deve fazer se quiser crescer e melhorar sua carreira. Fica o convite à reflexão!

 

——————————————————————————————————————————————————————-

Nora Mirazon Machado – sou formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em marketing pela FGV e especializada em liderança pela Harvard Business School. Tenho mais de 25 anos de experiência como executiva de Marketing. Atuei em empresas renomadas como Pepsico, Adams e Danone.

Há três anos encontrei na integração entre marcas, pessoas e carreiras, a área ideal para colocar minha experiência em prática. Empreendi, e sou co-fundadora da Trilogie, empresa de Branding e Carreira, que tem como propósito ampliar a visão dos profissionais em relação à uma gestão mais consciente e estratégica de suas carreiras.

Trabalho como Estrategista de Marca Pessoal e Carreira, orientando profissionais no planejamento de suas estratégias de carreira, e desenvolvimento de marcas pessoais e reputação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *