VISIBILIDADE: COMO MANTÊ-LA EM ÉPOCAS DE TRABALHO REMOTO

Uma das coisas que eu mais escuto dos profissionais, desde o começo da pandemia, são dúvidas sobre visibilidade. Medo de seus trabalhos não serem percebidos e de, aos poucos, eles irem ficando invisíveis no trabalho. “Meu chefe percebe o que estou produzindo?” ou “É mesmo possível ser promovido quando meu chefe não me vê fisicamente em ação?”. A preocupação com a visibilidade é uma das preocupações recorrentes desta fase que estamos vivendo, e que tem tudo para durar mais um pouco já que o controle da pandemia ainda está distante e o retorno aos escritórios no mundo corporativo está sendo postergado.

 

Pois não estar fisicamente presente com a equipe e seus líderes tem suas consequências, e demanda que você seja muito mais consciente e intencional ao se expor, ao promover suas conquistas e ao compartilhar com o resto da empresa o que você está fazendo.

 

Por que a visibilidade é importante

Mas antes de mais nada, você pode estar se perguntando por que isso é importante, já que para muitos pode até ser mais confortável a discrição, mas, na minha experiência, aprendia que a visibilidade deveria ser do interesse de todos, porque:

 

  • Ao ser visível, você aumenta, e muito, as chances de que seu trabalho seja reconhecido, e isso é o começo de tudo
  • Ao ser visível você é lembrado pela liderança, e isso aumenta as chances de estar no radar quando as oportunidades aparecem
  • Ao ser visível, você constrói relacionamentos e cria um ciclo de influência
  • Ao ser visível, você está sempre demonstrando seu valor para a empresa

 

Tudo isso ajuda para que você se sinta um profissional mais realizado, satisfeito e produtivo, e isso alimenta sua visibilidade e, provavelmente sua capacidade de agregar valor.

 

Como manter a visibilidade quando a presença ficou limitada a estar sempre atrás da telinha

  • Apareça em vídeo

Uma vez adotado o trabalho remoto de forma temporariamente permanente – como agora – você deve optar por reuniões por vídeo sempre que possível. Sabe o ditado popular que diz “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é… aplica perfeitamente para este tema.

Seja criativo ao colocar em prática. Por exemplo, um de meus clientes, que nunca gostou de fazer apresentações para grandes grupos, desde o começo da pandemia está filmando pequenos vídeos de seus projetos, mostrando o avanço de seu trabalho e de sua equipe para a liderança sênior. Aumentou não apenas sua visibilidade, como a da sua equipe, e, de quebra, sua credibilidade como líder.

 

  • Comunique dificuldades, falhas e vitórias para seu gerente

Quando você não está fisicamente em uma empresa, pequenas e às vezes até grandes realizações podem passar desapercebidas. Como consequência, pode ser que seu gerente não perceba como as pequenas conquistas, ou as dificuldades que você encontra. Mesmo assim é importante que seu gerente, equipe e colegas saibam no que você tem trabalhado. Dessa forma, para ter certeza de que todos estão alinhados, você deveria atualizá-lo regularmente sobre o que você tem feito e o progresso do seu trabalho. Nesse sentido, isso ajuda a que, nem você, nem seu trabalho, saiam do radar.

Para tanto, por exemplo, você pode encaminhar elogios recebidos de outras áreas ou clientes para seu gerente. E não precisa se sentir envergonhado por isso, já que seu trabalho bem feito afeta a performance dele também.

No entanto, para ser imparcial, é importante compartilhar também os desafios e as falhas, para mostrar como supera os problemas que encontra e aonde precisa desenvolvimento. Então, que tal um email semanal para seu gerente falar do seu progresso ou de sua equipe?

 

  • Participe das discussões durante as vídeo-chamadas com a equipe

Aproveitar as reuniões de equipe é uma das primeiras coisas a se fazer para ganhar visibilidade. Sua meta deveria ser sempre sair da sua zona de conforto e dar sua própria visão sobre a conversa, compartilhando suas ideias e conversando com os outros participantes”. Tente fazer pelo menos uma conexão ou uma pergunta durante qualquer reunião.

 

  • Participe de grupos ou projetos fora de sua área de atuação

Iniciativas assim fariam você circular, colaborar e se relacionar com colegas que você provavelmente não conheceria de outra forma. Ajudaria muito na sua visibilidade e confiabilidade. Principalmente porque você se transformaria em referência, uma pessoa à qual as outras áreas recorreriam.

Por isso mesmo eu sempre encorajo a busca por projetos altamente visíveis, mesmo que eles não correspondam perfeitamente à sua função. Encontrou uma opção? Levante a mão e se ofereça para participar!

 

  • Candidate-se para participar de reuniões e projetos que atualmente não estão abertos para você

Pergunte ao seu gerente se há reuniões ou projetos que você poderia participar ou assumir. Isso com certeza é uma grande oportunidade para você se expor junto à liderança de seu gerente, eventualmente pessoas a quem você não teria acesso de outra forma. Além de ajudar seu chefe com seu trabalho, você com certeza está ganhando visibilidade qualificada.

 

  • Comunique-se com seus colegas usando os canais formais e informais da empresa

Tanto os canais formais quanto os informais poderiam ajudar você a ganhar visibilidade e a aumentar a conexão com os colegas de equipe. Em outras palavras, ao se envolver nos canais com a equipe você se tornaria acessível não só para as discussões formais mas também para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre você.

Isso mostra seu apoio e de certa maneira cria uma presença, apesar de você não estar fisicamente com ninguém da equipe.

 

  • Publique e compartilhe as percepções de seu trabalho

Se sua empresa tem algum meio de comunicação interno, você poderia usá-lo. Você poderia escrever sobre seus projetos, ideias ou realizações em andamento.

Em resumo, escrever sobre o que você aprende em seu trabalho permite que seus colegas aprendam mais sobre você, sua função e o que você produz. É provável que eles também estejam interessados ​​em entrar em contato para perguntas. Ou para trabalhar com você em algum projeto.

Você poderia, ainda, postar em seu perfil no LinkedIn, o que for compartilhável e de interesse para sua audiência.

 

  • Agende chamadas de vídeo individuais com colegas novos ou colegas-chave

Trabalhando remotamente, pode ser que nem todos se conheçam. Nesse sentido, você poderia assumir a liderança chamando os colegas novos para uma vídeo-chamada individual quando eles chegarem. Ou organizar um almoço virtual para se conectar com os colegas que julgar importantes. Isso ajuda a manter o contato e a construir relacionamentos de trabalho mais fortes.

 

  • Visite o escritório se e quando possível

Quando você tiver a oportunidade de visitar o escritório de forma segura, você deveria ir até lá. Aproveite a chance de desenvolver uma conexão pessoal literal com seus colegas.

 

Manter a visibilidade em épocas de trabalho remoto pode parecer desafiador, mas com certeza será incrivelmente benéfico para seu sucesso. Só é preciso mais planejamento e um esforço consciente, para que a manutenção da sua visibilidade seja a consequência!

 

————————————————————————————————————————————

Nora Mirazon Machado – sou formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em marketing pela FGV e especializada em liderança pela Harvard Business School. Tenho mais de 25 anos de experiência como executiva de Marketing. Atuei em empresas renomadas como Pepsico, Adams e Danone.

Há três anos encontrei na integração entre marcas, pessoas e carreiras, a área ideal para colocar minha experiência em prática. Empreendi, e sou co-fundadora da Trilogie, empresa de Branding e Carreira, que tem como propósito ampliar a visão dos profissionais em relação à uma gestão mais consciente e estratégica de suas carreiras.

Trabalho como Estrategista de Marca Pessoal e Carreira, orientando profissionais no planejamento de suas estratégias de carreira, e desenvolvimento de marcas pessoais e reputação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *