A CONQUISTA DA INFLUÊNCIA NA CARREIRA

Barco diferenciado lidera o caminho entre vários barquinhos

No mundo em mudança, mais rápido do que muitas vezes somos capazes de perceber, a chamada nova economia avança e transforma tudo que encontra pela frente. O trabalho, a forma de trabalhar, as relações profissionais. Estamos deixando para trás modelos de controle, performance e cobrança e abraçando novos modelos mais fluídos. Muitas vezes isso vem acompanhado por mudanças de emprego, ou mesmo novas direções de carreira, e, nesta transição, a influência conquistada na trajetória anterior, hora associada a um grande cargo, ao trabalho em uma grande empresa, à expertise de muitos anos em uma mesma área, ou à liderança de uma grande equipe, pode ser deixada para trás.

 

Autoridade e Influência andam juntas

Quando alguém tem autoridade, tem influência. Mas não me refiro àquela autoridade que se ganha ao ser o chefe de alguém. Gosto de pensar na definição de autoridade do livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, aonde ela é descrita como a “habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.  Na própria descrição de autoridade existe a associação da mesma com influência.

 

Por exemplo, pare e pense de quem você compraria um produto qualquer. De uma pessoa comum, ou de uma pessoa com autoridade? Em resumo, parece fácil pensar em como autoridade e influência andam juntos, como se a autoridade legitimasse quem a tem para um maior poder de alcance e persuasão.

 

Como conquistar a influência quando você está reinventando sua carreira

Mas o que fazer quando você redirecionou a carreira e está começando em uma nova área? Ou ainda, se você está pensando em um novo emprego? Quando sua autoridade ainda está em construção? Pode parecer difícil voltar a ter a mesma influência de antes e fazer as pessoas reconhecerem suas ideias como antes, mesmo quando elas são inovadoras e valiosas. Mas existem algumas estratégias que ajudam muito na reconquista da sua influência.

  1. Pegue carona na experiência dos outros para reforçar sua influência

Se você ainda não é visto como um especialista por seus próprios méritos, seja um curador dos melhores nomes e ideias em sua área. Você não precisa ser o autor original para que outras pessoas queiram recorrer a você para ter a informação ou orientação valiosa. É o caso, por exemplo, do famoso Daniel Goleman (autor do livro Inteligência Emocional). Ele usa essa estratégia a seu favor. Em primeiro lugar, ele simplifica informações de várias fontes. Em seguida, ele as sintetiza,  fazendo com que sejam fáceis de entender e distribuídas em larga escala.

 

  1. Pense onde seu público-alvo está e nos potenciais parceiros que podem ajudar você a propagar sua influência

Ser estratégico sobre onde você quer exercer sua influência é outra forma de fortalecê-la. Pense no seu público-alvo. Quem ele escuta, quem o influencia, onde ele está. Pense e planeje para que seu público-alvo se depare com suas ideias e/ou seu nome. Se apoie em pessoas que já têm credibilidade com ele. Elas podem ser seus parceiros. Mesmo que você não possa alcançar seu target de uma forma direta, seja estratégico para garantir que ele ouça sobre você através de outras fontes. Em inglês, isso é conhecido como powermapping, ou mapas de poder. Com a finalidade de “cercar” um target, esses mapas de poder são amplamente usados em campanhas políticas, por exemplo.

 

  1. Crie conteúdo para construir sua influência

Sem dúvida que criar o próprio conteúdo é a forma mais eficaz para você começar a demonstrar a forma como você pensa. Além do seu ponto de vista. Por consequência, é uma forma muito direta para você promover sua autoridade como especialista e conquistar sua influência. A escolha do seu canal de distribuição vai mudar muito conforme sua área de atuação, objetivos e onde seu público-alvo está. No entanto, o conteúdo original sempre reforça seu nome e impacto. Considere com carinho!

 

No mundo atual em transformação, ter influência é mais importante do que nunca. Trabalhe com afinco pela sua. Com o tempo, conforme você for construindo sua credibilidade, curando, criando e generosamente compartilhando conteúdo, e mais pessoas forem sendo expostas às suas ideias, sua autoridade será reconhecida e sua influência vai se amplificar e solidificar.

 

———————————————————————————————————————————–

Nora Mirazon Machado – sou formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em marketing pela FGV e especializada em liderança pela Harvard Business School. Tenho mais de 25 anos de experiência como executiva de Marketing. Atuei em empresas renomadas como Pepsico, Adams e Danone.

Há três anos encontrei na integração entre marcas, pessoas e carreiras, a área ideal para colocar minha experiência em prática. Empreendi, e sou co-fundadora da Trilogie, empresa de Branding e Carreira, que tem como propósito ampliar a visão dos profissionais em relação à uma gestão mais consciente e estratégica de suas carreiras.

Trabalho como Estrategista de Marca Pessoal e Carreira, orientando profissionais no planejamento de suas estratégias de carreira, e desenvolvimento de marcas pessoais e reputação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *