A MARCA PESSOAL AJUDA A TER MAIS SUCESSO NA CARREIRA?

Photo de Rodion Kutsaev no Unsplash

Muitas pessoas me perguntam: será que ter uma marca pessoal ajuda a ter mais sucesso na carreira?

E eu sempre digo que sim, claro! Vindo eu mesma de muitos e muitos anos de mundo corporativo, quanto mais eu me dedico a desenvolver marcas pessoais, mais eu penso sobre quão importante e diferenciador é usar o Personal Branding como estratégia para impulsionar a carreira.

Todos sabem que chefes e algumas outras pessoas-chave da rede de contatos têm muita influência sobre o sucesso e a trajetória da carreira de uma pessoa, influenciando os tipos de oportunidades que ela recebe e parte de sua visibilidade na empresa e mercado. Eles têm uma posição a partir da qual podem promover e defender o nome da pessoa numa avaliação de desempenho quando ela não está presente, podem recomendar seu nome para um projeto, treinamento ou promoção, indicá-la para uma posição que seja de seu interesse. Ou podem não querer fazer nada disso, porque mesmo apesar dos esforços e protagonismo que essa pessoa tenha, eles podem não ter uma opinião clara sobre quem ela é, suas habilidades ou resultados, ou simplesmente porque não a enxergam. E não importa se o trabalho da pessoa não é numa empresa, essa mesma dinâmica se repete em outras áreas, trocando o papel do chefe pelo de cliente, professor, etc. O fato é que sempre vão existir pessoas que em algum momento tem algum tipo de ascensão sobre a carreira da outra e, se nesse momento, a pessoa não tem uma marca pessoal, ela não está no controle de sua imagem, visibilidade e reputação, ficando vulnerável se o que ela tem para oferecer não seja comunicado ou percebido da forma correta.

Agora imagine outro cenário: com uma marca pessoal bem planejada, a pessoa passa a ter a oportunidade de gerenciar, intencionalmente, a imagem que pessoas- chave de seu ambiente profissional têm dela mesma, trabalhando sua marca para ser reconhecida e lembrada por aspectos positivos autênticos, que só farão bem para sua imagem e reputação.

Em resumo, o trabalho de gerir sua marca pessoal (que nada mais é do que o trabalho de Personal Branding) é uma forma muito clara de você mostrar o mix de características, habilidades e experiências que fazem de você, quem você é, se posicionando no mercado por meio de sua proposta de valor, demonstrando o problema que você resolve ou a oportunidade que você detecta – o que, se pensarmos bem, é uma oportunidade fantástica para você se diferenciar dos seus concorrentes.

E o que é melhor…tudo contado por você mesmo!

Agora voltando à pergunta original: marca pessoal é ou não de grande ajuda para o sucesso na carreira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *