COMO A ARQUITETURA DE MARCA PODE AJUDAR EMPREENDEDORES A TIRAREM O MÁXIMO PROVEITO DE SEUS NOMES COMO MARCA

Para quem trabalha com Marketing, o tema arquitetura de marca não é algo novo. Em grandes linhas, pode se dizer que arquitetura de marca é a forma como se organiza a relação entre as marcas de uma mesma companhia, levando em consideração a hierarquia entre elas e o que cada uma aporta e toma emprestado.

Essa estratégia é de muito valor quando se busca otimizar investimentos que estão por trás das marcas, assim como quando está se buscando ensinar alguma coisa para o consumidor.

Vejamos o exemplo do facebook, que anunciou este mês uma nova identidade visual para a empresa Facebook para ensinar ao consumidor quais são os produtos que ela tem, já que a grande maioria das pessoas não sabia que Instagram, Messenger e WhatsApp, entre outros aplicativos e produtos, são da empresa Facebook. Por isso fizeram um grande trabalho de arquitetura de marca, estabeleceram papéis entre as marcas do portfolio e criaram a nova identidade visual corporativa, de comunicar melhor a estrutura de hierarquia entre suas marcas para o público.

Esse tipo de exercício de arquitetura de marca é uma estratégia que pode ser muito útil quando um empreendedor opta por colocar seu próprio nome à frente de sua empresa, o que leva em consideração não apenas seu perfil como empreendedor, mas também sua marca pessoal, que engloba seu mix de características, habilidades e experiências que fazem de dele quem ele é.

Neste caso, a marca pessoal empresta seu “patrimônio” para a extensão – o empreendimento – enquanto a extensão constrói capital de sua área de atuação para a marca pessoal. Em marketing, essa estratégia é conhecida como Build & Borrow e ela permite a criação de uma hierarquia consistente entre as marcas, além de um alinhamento autêntico, complementar, intencional e estratégico entre as partes: marca pessoal e marca do empreendimento. Adotar esse exercício reforça a clareza de posicionamento e distinção entre as marcas e gera sinergias entre elas.

 

Na Trilogie temos uma versão do programa de Personal Branding para empresas com desdobramento para um exercício de arquitetura de marca, desenhado especialmente para orientar o empreendedor que usa seu nome como marca da empresa.

 

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Nora Mirazon Machado Sou Estrategista de Branding e Carreira, e  oriento profissionais sobre a importância e como fazer uma gestão intencional e estratégica de suas carreiras.

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