OS 3 VALORES POR TRÁS DA AUTENTICIDADE DE UMA MARCA PESSOAL

moça sorri e mostra as mãos sujas de tinta colorida

Pessoas acreditam e confiam em pessoas com quem conseguem se relacionar… aquelas sem edição, vulneráveis, imperfeitas, transparentes. Elas são mais reais, humanas e verdadeiras!

 

Todos sabemos que não somos perfeitos. Então, quando se tenta imitar a perfeição, as pessoas tendem a não confiar em você, e consequentemente é muito provável que não queiram comprar você. A citação do Simon Sinek fala sobre isso:

“Ser autêntico é estar em paz com suas imperfeições. Os grandes líderes não são os mais fortes, são os que são honestos sobre suas fraquezas. … Grandes líderes não tentam ser perfeitos, eles tentam ser eles mesmos. E é isso que os torna ótimos.”

 

Mas pensemos em marca pessoal. Para uma marca pessoal, a autenticidade é um dos seus maiores ativos. Mais do que isso, é um de seus fatores diferenciadores mais fortes, porque mistura três valores principais: Transparência, Vulnerabilidade e Integridade.

 

Os três valores que sustentam a Autenticidade

Por exemplo: Podemos demonstrar autenticidade na nossa marca pessoal contando nossa história, como chegamos aonde chegamos – tanto o lado bom, como todos os perrengues que vivemos para sermos quem somos. Isso nos permite sermos transparentes sobre nossa trajetória, e ao mesmo tempo vulneráveis aos desafios que encontramos ao longo do caminho. Isso nos faz humanos e relacionáveis.

 

Quando for pensar sobre sua história, pense que o segredo está em conhecer as necessidades e interesses de seu público: o que você pensou em contar, de alguma maneira agrega valor para ele? Se a resposta for sim, siga em frente!

 

Outra forma de demonstrar autenticidade na nossa marca pessoal é por meio da integridade, e isso pode ser feito assumindo como princípio dar o melhor de nós mesmos diariamente, mostrando amor pelo que fazemos, fazendo o que dizemos que faremos, mostrando e nos mantendo fiéis às nossas intenções. Enfim, existem inúmeras formas de demonstrar integridade, você vai encontrar a sua!

 

O importante é fugir da busca pela imagem “sempre polida” ou estilo engessado… isso tem grandes chances de criar uma barreira entre você e seu público-alvo, porque não deixa as pessoas enxergarem você de forma integral, como se elas não pudessem ter acesso integral. Isso está na contramão de uma marca pessoal autêntica.

 

Enfim, a autenticidade é como uma força invisível, e muito poderosa quando usada estrategicamente. Quando usada consistentemente em todo o conteúdo e interações diárias da nossa marca pessoal, a autenticidade é como um ímã que atrai naturalmente as pessoas certas para nossa rede.

 

Fica o convite à reflexão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *