OS 5 COMPONENTES CHAVE DO PERSONAL BRANDING EFICAZ

Foto de Paul Voie no Pexels

Personal Branding é um trabalho que leva tempo e deve ser construído com muito cuidado e atenção, não se trata simplesmente de fazer coisas para se promover. É um trabalho que começa com a consciência sobre o que você faz de bom naturalmente e com foco e consistência para ganhar e aumentar a visibilidade.

Nessa jornada, tem 5 componentes que eu considero chave para esse trabalho:

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental para gerenciarmos melhor nossas emoções, tomarmos decisões acertadas, sermos melhores líderes e melhorarmos o relacionamento com colegas, amigos e família, e alcançarmos satisfação no trabalho.

No meu caso, foi por meio do autoconhecimento que entendi meu desejo por dar uma guinada na carreira para trabalhar com motivações humanas, carreiras e marcas

2. Autenticidade

Temos autenticidade quando nossas palavras e ações se alinham naturalmente. Eu gosto muito de uma definição de autenticidade da Brené Brown, aonde ela diz que para sermos autênticos, devemos cultivar a coragem de sermos imperfeitos – e vulneráveis.

No trabalho de Personal Branding, a autenticidade é absolutamente necessária, para aumentar a marca e a pessoa ser vista como genuína com sua simples presença, vivendo o momento com coragem para ser quem se é, com vulnerabilidade e confiança, e permanecendo fiel a si mesma. Isso é ser comprovadamente autêntico.

3. Consistência

A primeira coisa que alguém que quer nos conhecer faz, mesmo antes de nos encontrar pessoalmente, é tentar descobrir on-line o máximo possível sobre a gente – seja um potencial cliente ou empregador, o 1o passo é sempre o mesmo: uma pesquisa rápida no Google.

Em Personal Branding, é muito importante ter consistência entre o nome real e o nome de usuário on-line, para facilitar que clientes e potenciais empregadores identifiquem você. Essa mesma consistência deve ser mantida usando a mesma foto de perfil, o mesmo logotipo em torno do seu nome, a mesma imagem de plano de fundo / capa para todos os perfis, o mesmo esquema de cor. Como você se comunica e usa as mídias sociais em termos de regularidade nas postagens, a personalidade e o tom de voz.

4. Proposta de valor

Em Personal Branding, uma Proposta de valor fala sobre o que a gente tem para oferecer para nosso público-alvo, como uma simples declaração que explica o que nos faz únicos (incluindo habilidades, pontos fortes e realizações), e como iremos agregar valor.

5. Visibilidade

Visibilidade ajuda qualquer marca a conquistar seu público-alvo. Em Personal Branding também. Então, é fundamental que sua marca esteja visível, e para isso você precisa se promover ativa e organicamente, compartilhando seu conhecimento e expertise, de forma consistente, com engajamento.

Como com qualquer outro trabalho, é importante gerenciar as expectativas: um processo de Personal Branding é contínuo, e não acontece da noite para o dia: normalmente são meses de trabalho duro antes de você começar a ver os resultados. Mas quando a Marca Pessoal ganha corpo e força, as oportunidades começam a acontecer.

Se o assunto te interessa, entre em contato, sou Estrategista em Personal Branding & Carreira e posso ajudar você a se destacar no mercado de trabalho.

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