UMA MARCA PESSOAL FORTE E ENGAJADORA TEM 3 INGREDIENTES QUE FAZEM A DIFERENÇA

3 exemplos de Marca Pessoal

A estratégia de alavancagem de uma Marca Pessoal a serviço da carreira tem crescido muito nos últimos anos, e a pandemia do coronavírus só fez propagar seu uso. Por trás disso estão alguns benefícios inquestionáveis para a carreira, que todos, em sã consciência, agradeceriam:

  • O aumento da empregabilidade do profissional – uma boa Marca Pessoal ajuda a destacar e diferenciar da concorrência;
  • O aumento da visibilidade do profissional – uma boa Marca Pessoal ajuda a chamar a atenção para o trabalho com exemplos práticos e casos do que a pessoa tem a oferecer;
  • A classificação do profissional como autoridade – uma sólida Marca Pessoal ajuda a pessoa a ganhar status de expert na sua área de atuação.

 

Mas se esses são benefícios inquestionáveis, a facilidade de se desenvolver uma Marca Pessoal forte e engajadora não é. Por isso não dá pra dizer que desenvolver uma Marca Pessoal forte e engajadora é uma tarefa simples. E muito menos dá para dizer que seus resultados acontecem da noite para o dia. E mesmo com tempo e foco, acertar a mão e conseguir bons resultados sempre requer alguns ajustes.

 

Intrigada com isso, fui estudar o que Marcas Pessoais fortes e engajadoras fazem de diferente… e cheguei a uma conclusão. Além de clareza, consistência e coerência, que são os pilares de sustentação do bom branding, tem outros 3 ingredientes que “temperam” uma Marca Pessoal. Surpreendentemente esses 3 ingredientes fazem toda a diferença.

 

Os 3 ingredientes da Marca Pessoal que fazem a diferença

  • Uma Pitada Pessoal: 

Sabe aquele momento em que um conhecido passa a mais do que um simples conhecido e passa a ser amigo? Isso normalmente acontece quando uma experiência é compartilhada. Da mesma maneira acontece quando o conhecido mostra um lado mais pessoal. Ou ainda, quando o conhecido mostra quem realmente é. No caso de uma Marca Pessoal forte e engajadora, é preciso fazer a mesma coisa. Acima de tudo, a pessoa precisa se deixar ver por trás da Marca. Sem, no entanto, isso querer dizer que seja necessário mostrar todos os cantos da vida.

Como resultado, isso desencadeia um primeiro nível de atração e faz com que a Marca seja notada. Isso porque uma história pessoal e desdobramentos cativantes são coisas que contribuem para o engajamento. Então, para desenvolver o engajamento, a Marca Pessoal forte tem essa pitada de abertura para o pessoal, e se deixa ver.

 

  • Um Posicionamento reconhecível: 

Em Marketing, posicionamento de marca refere-se ao espaço que uma marca ocupa no coração e mente do seu público-alvo. Nesse sentido, para uma Marca Pessoal, se refere a como as pessoas pensam e se lembram dela. Por exemplo, uma Marca Pessoal forte e engajadora que transmite conhecimento e agrega valor, ocupa um lugar de destaque nos corações e mentes de seus consumidores. Além de ser levada a sério, a marca é classificada como autoridade em sua área. Também é sempre uma opção à qual recorrer, quando se pensa em determinado assunto. Esse conjunto é como um posicionamento reconhecível para essa Marca. Por isso deve ser cuidado e nutrido para que os consumidores possam sempre reconhecê-lo!

 

  • Uma Proposta de Valor: 

Uma Marca Pessoal forte e engajadora sempre tem uma proposta de valor clara para oferecer. Isso porque seu público-alvo sabe exatamente o que esperar dela.

 

Pessoal, Posicionamento, Proposta de valor. Em primeiro lugar, uma Marca Pessoal forte e engajadora permite que seu público-alvo veja quem está por trás da marca. Em segundo lugar, ela disponibiliza os recursos necessários para que seu posicionamento seja identificável e crível. Em terceiro lugar, ela oferece uma proposta de valor clara e relevante que tangibiliza sua razão de ser. Em resumo, pelo que vi, depois de garantir os 3 pilares de sustentação da Marca Pessoal, acertar a mão nesses 3 ingredientes é o que garante sua força e seu engajamento.

 

Fica o convite à reflexão!

 

——————————————————————————————————–

 

Nora Mirazon Machado – sou formada em Administradora de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em marketing pela FGV e especializada em liderança pela Harvard Business School. Tenho mais de 25 anos de experiência como executiva de Marketing e atuei em empresas renomadas como Pepsico, Adams e Danone. Após deixar o mercado corporativo, decidi dedicar minha experiência para orientar profissionais para a gestão mais consciente e estratégica de suas carreiras. Empreendi, e sou co-fundadora da Trilogie, empresa de Branding e Carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *