QUAL O PROPÓSITO DE SE TER PROPÓSITO?

Desde a infância a palavra propósito se fazia muito presente no meu dia a dia – “mãeeee juro que não foi de propósito”, “pai, ele fez de propósito sim, tenho certeza”. Claramente não tinha nenhuma noção do espectro maior da palavra.

O mais irônico é que mesmo desconhecendo o termo, era capaz de agir e viver dentro do meu Propósito, buscando as brincadeiras que tinham identificação comigo, com o que fazia de melhor e me traziam felicidade….

O tempo passou. Os questionamentos que me afligem já estão num outro grau do que apenas se foram propositais ou não, bem mais complexas e difíceis de se responder.

Mas, e o tal Propósito maior, onde ele entra?

Na vida adulta, para muitos ele foi esquecido. Para outros, abafado; de propósito ou não. Para outra turma o tema é mal interpretado, seria papo de gente frustrada que quer justificar vender sanduíche na praia. Para um grupo em crescimento é o tema do momento. É a pratica da palavra de origem grega que significa “grande vontade de realizar ou alcançar alguma coisa; o que se busca atingir”.

Essa busca, cada vez mais, migra de um olhar pontual “Meu propósito é me formar na faculdade em 4 anos”, para objetivos maiores: “Meu propósito é ser um médico de sucesso, e alcançar a felicidade salvando vidas”. Essa busca que para muitos é um norte para variadas decisões na vida, já tendo o objetivo futuro claro, para muitos está virando um tormento.

Saber o propósito na vida, por mais que possa soar piegas, está mudando de uma grande vantagem para uma necessidade. O mundo está cada vez mais competitivo, se destacar requer cada vez mais esforço e qualificações especificas e em função disso pessoas generalistas estão perdendo espaço. E se conhecer bem, ter claras as habilidades e o que gosta de fazer são ingredientes importantes para se alcançar o sucesso. E esse conhecimento combinado a um objetivo de onde se quer chegar chamamos de Propósito.

Porém esse conhecimento para se chegar ao Propósito nem sempre é tão claro. Requer tempo, dedicação e introspecção. Existem comprovadas metodologias e processos para conseguir levantar essas informações na busca do propósito individual e a jornada de descobrimento é de grande valia.

E nesse momento a Trilogie Branding e Carreira pode, de maneira profissional te ajudar através de de um processo estruturado, com passo-a-passo, para entender qual é o seu Propósito e abrir um caminho mais claro para que você siga sua vida a partir dessa descoberta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *