SERÁ O PERFIL DO SUPER HOMEM?

Estou em meio a mudança de apartamento e o desafio de escolher os livros que ficam ou serão doados com dor no coração. Folheando um livro antigo de Marketing me deparei com essa frase e fiquei refletindo o quanto essa afirmação, num mundo muito mais digital que o de 2006, se agravou.
Olhamos os perfis no LinkedIn ou os CVs que nos é encaminhado e realmente parece concurso para vaga de super homem ou mulher maravilha. O grau de excelência de todos impressiona, literalmente beirando a perfeição.
E ai questiono também porque muitas dessas pessoas tão qualificadas se encontram no mercado e as empresas não moveram montanhas para rete-las face a tanta qualificação?
E a grande verdade é que os profissionais eram contratados pelos seus conhecimentos técnicos e eram dispensados pelo seu comportamento inadequado. O verbo está no passado porque já podemos uma grande movimentação contrária a isso nos processos seletivos de diversas empresas.
Com a evolução da dinâmica do mundo em que vivemos, com o advento da tecnologia, da longevidade da vida produtiva, diversidade e nova dinâmica do mercado, a busca por outras qualificações que chamamos de Soft Skills,que são ligadas ao comportamento do profissional é priorizada ao conhecimento técnico já no momento da contratação.
Pessoas com empatia, pensamento crítico, com facilidade para soluções de problemas e capacidade de construir relações interpessoais saudáveis tem já maiores chances de se destacarem em processos de empresas que já estão acompanhando as novas necessidades do mercado.
Dito isso, a maneira com a qual os profissionais se apresentam deve mudar. Os soft skills devem ser ressaltados de maneira a criar uma primeira impressão nesse sentido. E essa primeira impressão muito comumente é feita no LinkedIn.
Mantenha o mesmo atualizado, ressaltando como seus skills comportamentais lhe ajudaram a alcançar os objetivos.
Na sua carta de apresentação explore os soft skills que você entende como pontos fortes e como esse diferencial pode ser importante para a empresa.
Se esse processo não lhe é familiar ou te gera ansiedade, conversa com a gente. Temos diversas ferramentas e programas para te ajudar de acordo com suas necessidades e objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *